AIOps: Definição e Conceitos

17 de outubro de 2023

Aplicações de inteligência artificial vem se diversificando e qualificando  para atender necessidades das empresas que buscam soluções de alta performance.  É um potencial no qual os provedores de serviços em TI precisam estar de olho, tendo em vista estimativa prevendo que, até 2026, o uso de inteligência artificial tenha um crescimento anual composto de 27,3%, apenas no recorte de IoT. Uma projeção que coloca em cena a visão de AIOps.

Isso porque o grande volume de dados gerados nas operações de IoT demandam alta performance de TI. Uma necessidade melhor atendida com o suporte da inteligência artificial. Independente do ramo de atuação, as corporações têm muito a ganhar com a implementação de tecnologias derivadas da IA.

Entenda melhor o conceito de AIOps, bem como seus usos e vantagens, nesse artigo que preparamos sobre o assunto.

Conhecendo o conceito de AIOps

Se você ainda não conhece essa referência, trata-se de uma abreviatura da expressão “aplicação de inteligência artificial em soluções e operações de TI”. Um contexto que engloba aprendizado de máquina, big data e gerenciamento de sistemas, além de outras soluções e recursos que fazem da IA o suporte para uma TI eficiente, inteligente, competitiva e estratégica.

O conceito agrega soluções aplicáveis a projetos que usam tecnologia de ponta, com soluções robustas e voltadas a desempenho em alto nível e complexidade, permitindo a coleta e a análise de dados em grande volume e com origens diferentes, de maneira otimizada. Além disso, é possível criar sistemas muito estáveis que, em caso de falha, permitem o diagnóstico rápido para resolução imediata de qualquer imprevisto.

Entre os benefícios derivados da aplicação das soluções de AIOps, merecem destaque:

  • É possível prevenir prejudiciais interrupções nos sistemas, além de monitorar, prever, identificar e solucionar possíveis falhas de forma rápida e prática;
  • A automação de processos libera a equipe para dedicar esforços às atividades mais estratégicas;
  • Além disso, a eliminação de ruído nas operações de TI, reduz o tempo médio de reparo dos equipamentos (MTTR), melhorando consideravelmente o desempenho dos times.

» Três grandes aplicações

Com os conceitos e benefícios da AIOps definidos, fica mais fácil compreender porque o conceito ganha força quando o assunto é planejamento eficiente de TI. Veja agora perspectivas bem práticas de utilização.

  1. Computação de nuvem

Ao implementar soluções de cloud computing, especialmente no momento de fazer a migração dos dados para as novas plataformas, é preciso ter muita atenção para que os sistemas dêem conta da quantidade de dados e informações gerados. Para garantir o funcionamento perfeito da solução, estratégias de AIOps ajudam a gestão dos dados, também apoiando dinâmicas de escala que se façam necessárias.

  1. Transformação digital

Grandes projetos de transformação digital precisam de suporte, disponibilidade e estabilidade. O desempenho das soluções de AIOps permite que a equipe de TI possa direcionar os recursos corretos para execução dessas tarefas.

  1. Indústria 4.0

A 4ª Revolução Industrial está totalmente ligada à Internet das Coisas. Com a utilização de recursos de inteligência artificial nas operações, é possível aplicar automação, aprendizado de máquina e diversos recursos tecnológicos no chão de fábrica. Um impulso e tanto para processos fabris prontos para o mercado global e altamente competitivo.

Para compreender a operação prática

Quando se fala na estruturação de estratégias baseadas em AIOps, entram em jogo três grandes pilares: big data, machine learning e automação. Cada uma dessas frentes colabora da seguinte forma:

  • As plataformas de big data coletam quantidades enormes de dados estruturados e não estruturados, histórico de informações, métricas de desempenho e relatórios de eventos;
  • Os sistemas de machine learning têm algoritmos que, com base na análise de dados, compreendem o contexto de funcionamento e se adaptam às necessidades daquele cenário;
  • A automação aumenta a operacionalidade da área de TI. facilitando e agilizando os processos de trabalho

» Os passos iniciais

Em cada uma dessas frentes, é preciso seguir uma rota de implementação, garantindo assertividade e eficiência. Veja os pontos dos quais você não pode se perder para traçar uma estratégia certeira na integração entre tecnologia da informação e inteligência artificial.

  1. Aprendizado de máquina: um dos primeiros passos para começar a contextualizar a AIOps dentro da realidade dos negócios é entender o conceito de aprendizado de máquina relacionado à inteligência artificial.

 

  1. Compreensão do processo: é fundamental que os gestores de TI entendam todas as etapas e compreendam que o processo de implementação não é algo rápido, pois exige estratégia e análise. Portanto, é recomendado que a implementação seja feita aos poucos.

 

  1. Identificação dos gaps: é preciso identificar onde estão os maiores gargalos da equipe de TI, mapeando as tarefas mais lentas e determinando onde podem ser aplicadas soluções de automação.

 

  1. Sistema e métricas: para os resultados serem mensurados, é importante abastecer os sistemas com o máximo de informação possível e desenvolver métricas a avaliar, no decorrer do tempo.

Trata-se, portanto, de um minucioso processo de planejamento e implementação que você, provedor de serviços, precisa estar pronto a realizar junto dos clientes, nas áreas estratégica e operacional. Você já se dedica a dominar a inteligência artificial para operações de TI?

Seja qual for o grau de maturidade com que integra tais soluções, a SC Clouds vai levar seu trabalho ao próximo nível. Temos uma equipe preparada e especializada para alavancar provedores na aplicação de AIOps.

Conheça mais sobre a SC Clouds e converse com a gente, para saber como podemos ajudar o seu negócio.

Continue lendo

Fale com um especialista

Especialistas em provedores de Edge e Cloud Computing