Benefícios da Inteligência Artificial em Cloud Computing

3 de agosto de 2023

A busca por otimização de processos, melhorias na segurança de dados e aumento dos resultados nos negócios garante protagonismo à arquitetura de TI e suas soluções no cenário empresarial. Nesse contexto, novidades como a aplicação de soluções de inteligência artificial em nuvem chegam trazendo bons reflexos.

Ao contrário do que podia parecer até pouco tempo, quando robôs e supercomputadores eram coisa de filme futurista, aplicações de IA vem se tornando parte do nosso dia a dia. No caso das empresas, elas são elementos  imprescindíveis das estratégias rumo aos negócios inteligentes e competitivos, como pede o mundo 5.0.

 

 

Para que o processo de aplicação dessas novas tecnologias seja assertivo, é fundamental que gestores e equipes entendam os cenários da inovação e os frutos dos bons resultados que podem ser conquistados com a utilização correta dessas soluções de ponta. Se você quer saber mais sobre os benefícios que a aliança entre inteligência artificial e cloud computing pode trazer, esse artigo está imperdível.

Inteligência artificial e sua aplicação na nuvem

E como ponto de partida, nada melhor que olharmos para forma como IA e cloud computing se tornam parceiras em soluções de ponta. A inteligência artificial tem a ver, sobretudo, com o desenvolvimento de aplicações que comportam-se de forma semelhante à ação humana.

A cloud computing, por sua vez, transforma a solução de inteligência artificial em uma ferramenta mais robusta, com escalabilidade e segurança. Tudo isso de maneira que o usuário que contrate o serviço de cloud computing com IA não precise se preocupar com infraestrutura própria, uma vez que toda a solução está disponível na nuvem.

Quando utilizadas juntas, as tecnologias entregam soluções inteligentes e capazes de armazenar os dados para processos de gestão mais eficazes. Afinal, decisões e tarefas que antes necessitavam de trabalho humano, agora podem ser tomadas e realizadas pelo próprio sistema.

Ao utilizar a inteligência artificial em nuvem, provedores e clientes finais são impactados de maneira positiva. Os provedores que se habilitam a ofertar soluções dessa linha ganham excelência e diferencial competitivo. Os clientes finais, além de mais satisfeitos, se veem com perspectiva clara de ampliação dos parâmetros de produtividade e competitividade. Uma empresa que utiliza IA aliada à cloud computing nas suas operações agiliza o envio e recebimento de dados e informações, facilitando diversos processos.

Isso sem contar o diferencial estratégico. Com base nos padrões de trocas de dados que estão em sua base, esses sistemas passam a solucionar problemas e direcionar caminhos assertivos durante a execução de tarefas, tornando o trabalho mais fluido e rápido. Sendo assim, empresas de diferentes portes e setores já utilizam recursos de IA na nuvem como facilitadores para tomar decisões.

Vantagens em cadeia

E já que sinalizamos o ciclo virtuoso gerado pela integração entre inteligência artificial e soluções cloud, que tal falar mais sobre benefícios? Separamos alguns dos mais claros e vantajosos. Confira!

» Relação custo-benefício potencializada
A economia que a utilização da inteligência artificial na nuvem proporciona é um dos maiores benefícios da tecnologia. O modelo de cobrança normalmente operado, nesse tipo de serviço, é baseado na contratação da capacidade exata de armazenamento que o cliente precisa

Outro ponto significativo da redução dos custos vem da arquitetura infraestrutural. A contratação do serviço em nuvem dispensa o investimento em infraestrutura local, já que o acesso aos bancos de dados ocorre online e remotamente.

Quando armazenados em sistemas tradicionais, os dados são guardados em servidores localizados dentro da infraestrutura das empresas e isso faz com que o acesso aos mesmos seja mais demorado e com menos suporte de espaço. A solução em nuvem acaba com o problema, armazenando os dados em sistemas com capacidade superior de espaço e processamento, sem a exigência de estrutura física.

» Acesso facilitado aos dados
Ou seja, com a aplicação da inteligência artificial na nuvem, os clientes podem acessar seus dados de maneira muito mais rápida, eficaz e segura. Os sistemas são alimentados com as soluções de inteligência artificial e, quando um dado precisa ser acessado, o próprio sistema já reconhece a ação e prevê as operações de maneira inteligente.

» Tomada de decisão assertiva
A utilização das tecnologias de inteligência artificial faz com que o sistema entenda e identifique os padrões de processamento. Dessa forma, baseado em histórico de dados, o próprio sistema compreende a situação e aponta sugestões de processamento. A tomada de decisão pelo gestor, torna-se, portanto, muito mais eficaz, rápida e precisa.

A implementação da IA na nuvem

O uso da inteligência artificial em nuvem já é uma realidade. A Apple e o Google, por exemplo, estão entre os players que utilizam IA integrada à nuvem de maneira estratégica. Mas não julgue que esse é um caminho apenas disponível a gigantes do mundo dos negócios, como esses que acabamos de citar.

IA e cloud computing são caminhos democráticos, com soluções adequadas a diferentes portes e perfis organizacionais. A real exigência é o seu negócio contar com o apoio de equipes não apenas especializadas em TI, mas também qualificadas para adaptar processos, avaliar cenários e seguir os caminhos mais indicados para o seu caso. Só assim é possível garantir os resultados que surgem quando o que há de mais moderno é aplicado com respeito às particularidades de cada contexto.

Para chegar a tal equação, as empresas, cada vez mais, entregam a missão de planejamento e implementação de estratégias IA + cloud a empresas que dominam a análise e implementação dos sistemas disponíveis no mercado. Um indicativo, para os provedores de serviço, do quanto é inadiável abraçar a oferta de serviços alinhados a essa necessidade já visível e crescente.

Se a sua operação, como provedor de serviço, busca por ganhar competitividade, conte com a gente. Como parte da nossa missão em apoiar provedores na construção de diferencial competitivo, a SC Clouds conta  com as melhores soluções do mercado e um time de especialistas prontos para capacitar o seu negócio a atender os clientes com excelência e medidas assertivas.

AIOps

O uso da inteligencia artificial aplicada as operações tem garantido a lucratividade dos grandes provedores de nuvem. AIOps significa aplicar inteligência artificial para operações de TI , como big data, e aprendizado de máquina para que as equipes de TI possam prever e responder de maneira automatizada a sinistros, ou até mesmo evitar interrupções na infraestrutura de TI.

 

 

O principal benefício da AIOps é que ela permite que as operações de TI identifiquem, abordem e resolvam lentidões e interrupções de forma mais rápida do que seria possível por meio de uma triagem manual de alertas de diferentes ferramentas de operações de TI. Isso resulta em vários benefícios principais:

  • Tempo médio para resolução (MTTR) mais rápido: ao eliminar o ruído das operações de TI e correlacionar dados operacionais de múltiplos ambientes de TI, a AIOps consegue identificar as causas raízes e propor soluções com mais rapidez e precisão do que é humanamente possível.

 

  • Menores custos operacionais: a identificação automática de problemas operacionais e roteiros de resposta reprogramada irão reduzir os custos operacionais, permitindo que os recursos sejam alocados de maneira mais adequada. Isso também libera recursos de equipes para que elas trabalhem em atividades mais inovadoras e complexas, resultando na melhoria da experiência do funcionário.

 

  • Mais observabilidade e melhor colaboração: as integrações disponíveis nas ferramentas de monitoramento AIOps possibilitam a colaboração mais eficaz entre equipes em funções de DevOps, ITOps, controle e segurança. A melhor visibilidade, comunicação e transparência permite que essas equipes tomem decisões melhores e respondam a problemas mais rapidamente.

 

  • Vá do gerenciamento reativo, passando pelo proativo até o preditivo: com recursos integrados de análise de dados preditiva, a AIOps aprende continuamente a identificar e priorizar os alertas mais urgentes, permitindo que as equipes de TI gerenciem possíveis problemas antes que estes resultem em atrasos e períodos de indisponibilidade.

 

Clique aqui e solicite agora mesmo contato de nosso time de especialistas em Cloud Computing para provedores.

Continue lendo

Fale com um especialista

Especialistas em provedores de Edge e Cloud Computing