Phygital: um conceito para transformar sua empresa

9 de fevereiro de 2023

As características do mundo moderno tornam a digitalização e a virtualização caminhos cada vez mais presentes e inadiáveis para negócios de todos os tipos. Por isso, as iniciativas de transformação digital só crescem. Em 2022, como sinaliza o World Guide to Digital Transformation Expenditures, um estudo da consultoria IDC, o investimento mundial em transformação digital aumentou 17,6%. E boa parte dos esforços estarão direcionados ao phygital.

Como já sinaliza o próprio termo, phygital refere-se a associar os mundos físico e digital, de forma a proporcionar uma experiência personalizada aos diferentes públicos que se relacionam com as marcas. Você já fez seus pedidos diretamente de um tablet, na mesa do restaurante preferido, ou vem pagando a conta do supermercado em terminais de autoatendimento? Dê boas-vindas ao phygital!

Falamos não apenas de trazer o negócio para o online, mas de tornar as possibilidades digitais potencializadoras da experiência proporcionada pelos meios físicos.

E esse caminho de fusão promete se tornar cada vez mais diverso e orgânico. O surgimento de possibilidades como o metaverso e de uma geração totalmente adaptada à tecnologia tende a levar esse hibridismo à tamanha simbiose que poderá se tornar difícil diferenciar online e offline. Siga a leitura para entender melhor essa nova perspectiva!

Phygital: uma resposta às atuais demandas

Compreender o phygital e sua relevância passa, antes de mais nada, por olharmos para claras mudanças que estamos vivenciando, com impactos no que se refere ao comportamento de consumo. Falamos de um mundo conectado, em que a decisão de compra se torna cada vez mais associada ao potencial de venda e engajamento proporcionado pelos canais digitais.

As pessoas preferem ser atendidas via WhatsApp, por exemplo, com precisão e agilidade. Mas também buscam uma experiência valorosa, quando visitam ou compram num espaço físico. E aí está a grande chave para boas ações: mesclar os mundos online e offline, agregando valor à jornada do cliente.

Ser phygital é responder ao perfil de consumo dos dias de hoje. Customer success, de fato, tem a ver com excelência nos diferentes pontos de contato. A palavra de ordem é ser atrativo e favorecer a decisão de compra, via canais físicos ou digitais. Já se deparou com alguém caminhando no shopping e comparando preços com as lojas online, ou se viu tendo essa atitude? É dessa convergência entre os mundos físico e digital que estamos falando!

E vai sair na frente quem entender que virtualização não tem a ver com extinção das experiências físicas. Esses mundos precisam estar bem sincronizados para uma jornada incrível e singular.  No caso dos data centers ou outros provedores de serviços gerenciados, trata-se de preparação e oferta de tecnologia de ponta, provendo a infraestrutura adequada para os caminhos mais certeiros de convergência online e offline.

Dicas para acertar na estratégia

A assertividade no planejamento e implementação de ações phygital, contando com a infraestrutura adequada, é o que vai garantir que sejam colhidos os melhores resultados.

A consequência de um caminho híbrido de relacionamento é mais conexão e proximidade com os consumidores e stakeholders das marcas. E clientes satisfeitos são os melhores aliados para aumentar vendas e faturamento.

Não bastasse isso, seu negócio fica abastecido de dados valiosos para tomar as melhores decisões e pensar novas estratégias, inclusive customizadas, para ter ainda mais engajamento e resultados.

Separamos algumas dicas importantes para você planejar ações phygital:

  • Seja criativo e focado nas pessoas: a aliança entre os mundos físico e digital precisa acontecer de forma interativa e atrativa. Aproveite a chance de gerar dados em alto volume para entender o que seus públicos esperam e oferecer possibilidades focadas nessas expectativas, inclusive customizando a jornada;
  • Seja omnichannel: ser phygital é, acima de tudo, oferecer experiência positiva nos diferentes pontos de contato e de forma integrada. Assim, você facilita a decisão de compra;
  • Acerte na tecnologia: o suporte tecnológico está entre os principais pilares para investir bem em phygital. Tenha clareza de seus objetivos e faça escolhas ajustadas ao seu capital. É crucial contar com infraestrutura adequada e boas soluções com foco em comunicação, fazendo da inteligência artificial uma aliada.

Os principais benefícios de se investir em estratégias phigytal

Obtenção e análise de dados sobre perfis de consumo: não faltam exemplos e áreas que aplicam phygital com expressivos resultados. No varejo, dados provenientes dos canais físicos e digitais geram insights poderosos para uma loja pensar promoções personalizadas, por exemplo. Os aplicativos de descontos e os carrinhos inteligentes de supermercado se tornam ferramentas de gestão, colaborando no controle de estoque e previsibilidade das demandas de produtos, por exemplo. Com dados, as tomadas de decisão são mais assertivas.

Ganho de eficiência e competitividade: a indústria se serve da internet das coisas (IoT) como impulso para processos produtivos mais eficientes e competitivos. Os ganhos logísticos também são evidentes, a partir de soluções inteligentes para rastreio. E vem por aí as entregas por drones e carros autônomos. Isso sem contar as experiências de realidade virtual e realidade aumentada que, com o metaverso, ficarão mais intensas e pedem entendimento em torno de como os elementos virtuais podem ser trazidos aos ambientes físicos, para uma experiência singular.

Redução de ruído: a comunicação com os consumidores fica mais qualificada e personalizada, podendo ser acompanhada e aprimorada. Isso proporciona aumento da satisfação do cliente durante sua jornada de compra e relacionamento com as marcas.

Tendo como ponto de partida esses critérios e fundamentos, é possível fazer do conceito de phygital uma rota que vai além de estar alinhado às tendências. Trata-se de uma questão de sobrevivência para as marcas que querem seguir competitivas e manterem-se ligadas no grande ativo que é a satisfação do cliente, numa legítima relação em que todos ganham.

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