Transformação digital: tudo que você precisa saber

15 de maio de 2023

A tecnologia tem influência em praticamente todos os âmbitos do dia a dia das pessoas. Dentro das empresas, a realidade não é diferente e, por isso, empresas dos mais diferentes segmentos e áreas investem em transformação digital.

Um bom indicativo, nesse sentido, vem do estudo “Transformação Digital no Brasil em 2021: principais dados e insights”. A pesquisa conduzida pela Samba Digital, player especializada em projetos aceleradores de inovação, aponta que 45,7% das empresas consultadas já implementavam estratégias específicas de transformação digital quando o relatório foi divulgado, em maio/junho de 2021.

Digitalização de documentos, automação de processos e aplicações de inteligência artificial são algumas das frentes do movimento de inovação indispensável na rotina de trabalho das empresas.

Quer saber mais sobre a transformação digital? Siga a leitura!

Entenda a transformação digital

De modo geral, transformação digital é um conceito relacionado ao uso de ferramentas tecnológicas como suporte de agilidade e eficiência às diferentes áreas de qualquer negócio. Para isso, contribuem softwares de gerenciamento de dados, sistemas de relacionamento com o cliente, ferramentas de comunicação interna e externa, criação de documentos online e outras tantas soluções ofertadas pelo mercado.

Dentre as grandes vantagens de uma boa estratégia de transformação digital estão aspectos como a melhoria do andamento de atividades, a otimização do desempenho das equipes, o uso mais eficiente dos recursos financeiros e o fortalecimento do relacionamento com os clientes. Por sinal, transformação digital vai bem além de simplesmente digitalizar.

Falamos de fazer da inovação um impulsionador para a cultura organizacional alicerçada em competitividade e inteligência, com olhar para o futuro. Uma engrenagem que, como consequência natural, agrega valor ao negócio.

Como exemplo de uma empresa que teve resultados significativos por conta da transformação digital pode ser citado o case da Microsoft. A gigante da área de TI apostou nos sistemas e soluções em rede e nuvem como elementos de inovação e competitividade frente à acirrada concorrência.

Uma trajetória iniciada em 2015 e que permitiu à Microsoft, em 2019, atingir o valor de mercado de US$ 1 trilhão. São números impressionantes alcançados por quem enxerga a transformação digital como um movimento de constante busca por novos métodos e tecnologias.

Os pilares da transformação digital

Compreendidos o conceito e a importância da transformação digital, vamos tratar de elementos fundamentais para uma boa estratégia na área. É preciso levar em consideração os pilares que você vai dominar agora.

» Cliente
A expectativa do cliente é um dos fatores mais importantes que uma empresa deve levar em consideração na hora de inovar. Pensar no cliente é a base para que os gestores definam como e quais processos estarão em foco na política de transformação digital.

» Cenário e concorrência
Entender o mercado, observar a movimentação de empresas parceiras e compreender como as mudanças são feitas pela concorrência é outro ponto crucial. O estudo das possibilidades e ferramentas que surgem, bem como da forma como vem sendo absorvidas por outros players do segmento é, portanto, indispensável.

» Armazenamento de dados e ferramentas
Pensar na estrutura de TI é mais um passo inegociável para a transformação digital eficiente. A digitalização de processos e operações engloba, por exemplo, a escolha de um local para armazenar os dados digitais gerados durante a execução das atividades. Para isso, é necessário contar com um data center, seja ele físico ou por meio de cloud computing, para que esses dados sejam arquivados, processados e gerenciados. Da mesma forma, cada ferramenta a adotar deve ser criteriosamente estudada e escolhida.

» Inovação
Seja para criar estratégias de negócio, definir novos métodos, estabelecer ações ou estudar novas tecnologias, o conceito de inovação deve estar à frente das decisões a serem tomadas. Sem inovar, uma empresa sequer consegue traçar um plano de digitalização.

5 estágios da transformação digital

O caminho de planejamento e implantação de uma boa política de TD, via de regra, passa por cinco estágios amplamente defendidos por especialistas da área. Veja quais são:

  1. A implementação da tecnologia: o primeiro estágio é também o primeiro contato da equipe com as novas tecnologias que foram implantadas na rotina de trabalho.
  2. Tecnologia no negócio: agora, o uso das novas ferramentas e aplicações se torna parte da rotina e da cultura da empresa.
  3. Tecnologia na estratégia: da mesma forma que o estágio anterior, esse momento diz respeito à introdução das novas tecnologias na rotina, mas desta vez já com um olho no planejamento dos próximos passos. Assim se gera um ambiente cada vez mais inovador e assertivo.
  4. Novos modelos de negócio: é uma etapa mais avançada da transformação digital, na qual as empresas passam a mudar seus modelos de negócios para se adaptar às novas tecnologias. Ou seja, ao invés de apenas tornar as inovações parte da rotina, a empresa passa a se adaptar para integrar inovação.
  5. Inovação constante: a transformação digital é um processo contínuo, por isso, no quinto estágio, estão empresas que já se adaptaram à cultura da inovação e estão em constante evolução, tornando-se muitas vezes pioneiras em novas ideias e tecnologias.

Acerte em cheio na estratégia

Para finalizar esse artigo sobre as bases e fundamentos da transformação digital, separamos algumas dicas que devem ser seguidas num processo certeiro de adaptação tecnológica.

» Análise do negócio
Como em qualquer novo processo, a primeira coisa a fazer é entender como o negócio funciona, identificando acertos e falhas. Assim, entende-se claramente onde os novos métodos devem ser aplicados.

» Criação de um planejamento
Depois de identificar onde estão os gaps da empresa, é importante criar os planos de ação, com a definição das atividades a executar, bem como das etapas e equipes envolvidas. Esse detalhamento deve ser acompanhado do cronograma de execução.

» Desenvolvimento de novos processos
Aqui falamos da operação a partir dos novos parâmetros, que deve ser acompanhada de perto. É hora de envolver a equipe, garantindo que as atividades e cronograma desenhados aconteçam. A equipe diretiva e os gestores de áreas envolvidos devem, também, colaborar para a superação de possíveis desafios e entraves;

» Treinamento da equipe
É fundamental que os gestores disponibilizem treinamentos para suas equipes. A etapa de capacitação de pessoal é indispensável para que as atividades sejam realizadas com excelência durante o caminho de transformação digital. Isso vai garantir o maior ganho que uma empresa pode ter, com esse processo, a transformação da cultura organizacional.

» Parcerias no mercado
Como já mencionamos, a inovação está intimamente relacionada a acompanhar os movimentos do mercado. Daí a importância do estabelecimento de parcerias valorosas. As conversas e trocas de ideias entre empresas, bem como a contratação de fornecedores de serviços competentes, é a base da transformação digital estruturada.

É crucial, por exemplo, contar com bons servidores e sistemas de armazenamento e gestão. Para os provedores de serviço, tal necessidade sinaliza o necessário investimento em preparo e excelência na entrega, frente à demanda por soluções cada vez mais modernas, ágeis e eficientes.

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