Uso de local storage

Conteúdo da documentação

Abrir tabela de conteúdo

Uso de local storage

Dentro das configurações globais existe o parâmetro system.vm.use.local.storage, que indica se as VMs de sistema (CPVM, SSVM, VR) devem usar disco local ou compartilhado. Quando o valor desse paramêtro é verdadeiro, os dados das VMs de sistema serão preservados em um disco local disponível e, caso não haja discos locais habilitados, o Management server apresentará uma mensagem de erro de capacidade insuficiente durante a inicialização das VMs de sistema.

Ainda sobre , as zonas possuem uma configuração que permite que as instâncias dos usuários utilizem discos locais que pode ser configurada ao editar uma zona “Infraestrutura → Zona → Editar”.

 

Figura 4: Editar Zona

 

Para que uma nova instância faça uso de disco local, é necessário, além de habilitar a configuração permitindo esse comportamento na zona, que as Service Offerings utilizadas para criar essa instância também estejam marcadas para utilizar discos locais e que haja discos locais habilitados. Caso contrário, uma mensagem erro de capacidade insuficiente será disparada por parte do Management Server, já que não há recurso disponível para alocar para as instâncias. As ofertas de serviço não podem ser editadas diretamente, portanto, é necessário que sejam criadas com a opção local storage marcada. As imagens abaixo mostram onde fica essa opção durante a criação de uma nova oferta.

 

Figura 5: Adicionar oferta de computação com highlight em Storge Type

 

Figura 6: Adicionar oferta de disco com highlight em Storage Type

 

Portanto, é necessário que as configurações estejam alinhadas para que tanto as VMs de sistema quando as de usuário utilizem o recurso de storage local, caso contrário, passarão a ocorrer erros de capacidade insuficiente ao tentar alocar recursos para novas instâncias.