O que são sistemas de missão crítica?

15 de junho de 2023

Grande parte das operações realizadas dentro de uma organização dependem da tecnologia e precisam ser resilientes, ou melhor, praticamente à prova de erros e instabilidades. Para garantir a execução das tarefas e o alcance dos objetivos, os sistemas que dão suporte à infraestrutura de TI precisam estar operando perfeitamente. Por isso, cada vez mais os gestores devem voltar sua atenção para os sistemas de missão crítica.

Trata-se de um olhar fundamental para projetos que gerem negócios capazes de responder a altos níveis de competitividade com o devido posicionamento de mercado.

Preparamos um artigo fundamental para você entender o que é, de fato, missão crítica, bem como sua estreita relação com o avanço da tecnologia no mundo corporativo. A leitura vai valer a pena!

O que é missão crítica?

Resumidamente, podemos associar a ideia de missão crítica àquelas soluções indispensáveis para o funcionamento de uma empresa. Falamos de sistemas que, em caso de instabilidade ou falha, podem causar colapso nas operações, com paralisação de atividades, perda de dados, danos financeiros ou mesmo danos de natureza social.

Em um exemplo prático facilmente encontrado no dia a dia de qualquer pessoa, podemos imaginar o tão indispensável aparelho celular. Se um dos botões de volume apresentar defeito, o dispositivo continuará funcionando. Entretanto, se a tela queimar, o usuário fica impedido de utilizar o aparelho, certo? Nesse caso, os botões não são indispensáveis para o funcionamento do celular, mas a tela sim. Ou seja, esse último item faz parte do sistema crítico do celular.

Ampliando esse olhar para a larga escala, no processo operacional de uma empresa, fica simples perceber que o conceito de sistema crítico se torna aplicável às soluções de TI. Isso porque o caso de falha em algum aspecto específico da área da tecnologia pode comprometer gravemente o funcionamento das atividades do negócio.

Como alguns dos itens mais críticos, em termos de recursos de TI, podemos citar os data centers de banco de dados. Esses sistemas executam algumas das atividades mais essenciais de uma empresa, como o armazenamento e processamento de dados e a manutenção das funções dos servidores de softwares, dentre tantas outras operações cruciais.

Dessa forma, ao desenvolver uma infraestrutura de TI, os gestores devem considerar que o projeto deve ser pensado de forma a proteger o data center de falhas. Esse olhar preventivo contra qualquer instabilidade, tendo em vista fatores como falta de energia, condições climáticas ou invasões por hackers faz parte da estratégia para uma infraestrutura de TI que efetivamente torne o negócio mais inteligente, operacional, competitivo e à prova de falhas.

As bases dos sistemas de missão crítica

Existem algumas premissas básicas que um sistema de missão crítica deve cumprir:

» Alta disponibilidade
Para suprir a necessidade de uma solução robusta de missão crítica, é indispensável a alta disponibilidade de funcionamento. Isso significa que o sistema deve estar em operação durante 99,9% do período de um ano. Considerando que o ano tem 8760 horas, o aceitável é instabilidade por apenas 9 horas.

» Tolerância a falhas
No caso de sistemas que não podem sofrer instabilidade em hipótese alguma, devem existir estruturas capazes de funcionar no lugar desses equipamentos. Ou seja, é preciso prever que solução operará aquele processo indispensável, no lugar da que falhou.

» Escalabilidade
Entendendo a necessidade de ter mais ou menos estrutura disponível na missão crítica, a depender do perfil de cada empresa, as soluções devem permitir  escalabilidade. Falamos de uma estrutura grande o suficiente para suportar a carga operacional, mas sem a necessidade de ter capacidade sobrando.

» Segurança
Aqui nos referimos a uma palavra-chave para qualquer tipo de operação que envolve tecnologia da informação. A segurança deve estar estruturada dentro e fora do sistema em si. O espaço onde os data centers são instalados deve ser resistente, climatizado e protegido contra imprevistos naturais, por exemplo. Por outro lado, a segurança contra invasões e vazamentos também precisa ser reforçada.

» Storage
Para auxiliar nas demandas de gerenciamento de dados, as empresas contratam provedores de serviços que disponibilizam soluções como o SAN (Storage Area Network) e o NAS (Network Attached Storage).

Em soluções SAN, os dados são gerenciados dentro de uma rede de dispositivos de armazenamento disponibilizados por servidores em redes de alta velocidade. Já em soluções NAS, os dados são gerenciados dentro de meios de armazenamento integrados às redes LAN (Local Area Network).

O caminho do projeto assertivo

Além de se fundamentar nas cinco bases que acabamos de apresentar, a estratégia de missão crítica requer boa coordenação. Para isso, é indispensável que os gestores envolvidos no projeto tenham uma equipe com funções definidas, criem processos bem estruturados, compreendam as necessidades do sistema e façam uma boa gestão dos dados. Confira como esses elementos podem ser aplicados:

  1. Equipe
    O primeiro passo para construir um sistema de missão crítica é escolher os membros da equipe e designar as tarefas de cada um. Do projeto à execução, cada papel importa e deve ser inserido no planejamento do sistema.
  2. Processos
    Os processos a serem executados durante a estruturação do sistema de missão crítica devem ser bem desenhados, a fim de garantir a funcionalidade completa do mesmo.
  3. Necessidades
    Mapear as necessidades específicas da empresa em questão é fundamental para estruturar um bom sistema de missão crítica.  Entender os requisitos e exigências a cumprir é o que permite à equipe desenvolver boas estratégias.
  4. Gestão de dados
    Aspectos como o modo de armazenamento dos dados e controle de acesso às informações devem ser levados em consideração para uma gestão eficiente.

Cloud computing para missão crítica

Na medida em que o mercado avança e exige novas tecnologias para que as empresas estejam dentro das expectativas dos clientes, soluções de cloud computing cada vez mais tornam-se opções válidas e escolhidas pelos gestores.

No caso das soluções de missão crítica não é diferente. Os recursos de nuvem entram no cenário de aplicação ideal para quem procura alta disponibilidade, escalabilidade, segurança dos dados e bom custo-benefício.

Esse tipo de solução pode ser utilizado como substituto do data center convencional, uma vez que oferece recursos otimizados de armazenamento, processamento e gestão de dados.

Entre os inúmeros benefícios que a nuvem oferece, para projetos de missão crítica, alguns têm destaque:

  • Custo-benefício: soluções de cloud geralmente possuem um custo mensal baseado naquilo que é utilizado, sem custos adicionais imprevistos no orçamento;
  • Confiabilidade: além de ter um tempo de funcionamento estável, a nuvem realiza backup constante dos dados armazenados;
  • Segurança: por serem baseados em data centers disponibilizados por provedores e com opções de backup seguros, as empresas contam com níveis avançados de proteção de dados;
  • Flexibilidade: o acesso via nuvem permite que os colaboradores das empresas possam trabalhar de maneira remota, seguindo a tendência cada vez mais comum no mercado.

A SC Clouds é especialista no desenvolvimento de soluções de cloud computing para provedores MSP e conta com uma equipe altamente capacitada e pronta para atender toda e qualquer dúvida em relação ao assunto. Nossa missão é apoiar os projetos de missão crítica que o seu provedor desenvolve para os clientes, tendo em vista excelência máxima e alto desempenho.

Você contará com os recursos certos para serviços dinâmicos e operantes de processamento de dados, sem que o cliente se incomode com a montagem de robustos data centers in loco, nem se preocupe com erros e instabilidades. É cada vez mais reconhecido o valor de provedores de serviços capazes de gerenciar tais soluções, com eficiência e inteligência, a partir do suporte da tecnologia de ponta.

Se o seu objetivo é compreender melhor sobre sistemas de missão crítica, serviços na nuvem e as oportunidades de negócios que seus clientes podem alcançar com as soluções integradas, a SC Clouds tem o que é preciso.

Clique aqui e entre em contato agora com nossa equipe de especialistas.

Continue lendo

Fale com um especialista

Especialistas em provedores de Edge e Cloud Computing