Cloud first: o Avanço da Nuvem como Modelo de Negócio

15 de junho de 2023

A digitalização se torna cada vez mais indispensável, independentemente do segmento e tamanho de uma empresa. Isso é o que tem feito os conceitos de phygital e digital first, já presentes para quem acompanha nosso blog, elementos norteadores dos processos de transformação digital.

Na mesma linha, a estratégia cloud first surge como excelente opção nessa rota dos negócios prontos para o futuro. O conceito que prioriza a nuvem como modelo de negócio digital traz a inovação para dentro das empresas e auxilia na evolução tecnológica de processos e rotinas de trabalho.

Conheça mais sobre cloud first, entenda as vantagens que a estratégia pode trazer e seu papel para alavancar negócios com diferencial competitivo.

O que é cloud first?

Cloud first, como o próprio nome já diz, é uma estratégia que utiliza recursos em nuvem como meio principal de acesso à estrutura e aos serviços de TI dentro de uma organização.

Sendo um modelo mais rápido e ágil para utilizar recursos computacionais, a tecnologia já vem sendo utilizada por grande parte das empresas em seus processos de atividades internas.

Seja para armazenamento e processamento de dados, ou para utilização de softwares de serviço hospedados na nuvem, a visão de cloud first tem potencial para dominar cada vez mais o mercado.

Na prática, falamos de tratar a nuvem como opção primordial de suporte às operações de TI. É um caminho extremamente assertivo, mas cabe um importante alerta: adotar cloud first como estratégia de negócio vai muito além de implementar a tecnologia na rotina. É fundamental tratar tal perspectiva como um projeto em diferentes frentes, como veremos logo em seguida, para colher os melhores resultados.

A diferença para a visão cloud only

Embora tenham nomes e princípios parecidos, cloud first e cloud only são conceitos que envolvem abordagens diferentes. Enquanto cloud first tem como premissa priorizar os serviços de cloud computing, cloud only é a estratégia que usa exclusivamente os serviços na nuvem como base do negócio.

Fato é que a adoção de infraestrutura em nuvem já é uma realidade. Seja com prioridade ou exclusividade, a tendência dos projetos apoiados na visão cloud é certificada por estatísticas como a divulgada pela Gartner. De acordo com a consultoria, até 2024, 75% das organizações pesquisadas pela empresa devem implementar ferramentas para logística de dados multicloud; outro nome para as estruturas baseadas em nuvem híbrida. 

Como implementar a estratégia cloud first?

É seguindo essa linha de trabalho que instituições como o Bradesco colhem bons frutos da visão cloud de negócios. Em abril de 2023, Edilson Reis, diretor-executivo do banco, divulgou dados importantes, durante a participação em um grande evento da área de TI.

Reis mencionou que a computação em nuvem já dá suporte a um percentual entre 30% e 35% das transações em canais digitais operadas pelo banco. Essa e outras estratégias de priorização dos serviços cloud, conforme afirma o executivo, tornam o Bradesco, em média, quatro vezes mais rápido na provisão de infraestrutura e no tempo de workload – um conceito relacionado à carga de trabalho e potencial de processamento das aplicações.

São resultados colhidos como consequência de um planejamento bem feito. Isso significa que a empresa deve trabalhar a mentalidade dos novos negócios com seus colaboradores e, ao mesmo tempo, buscar parceiros de negócios capazes de alavancar os serviços prestados com o uso de tecnologias e serviços avançados.

» Planejamento geral
Em primeiro lugar, a equipe responsável pela implementação da cloud first deve estruturar um plano de ação e compreender o cenário no qual ele será aplicado. Dessa forma, é imprescindível um levantamento da situação da empresa e de como os processos funcionam.

Essa análise prévia deve compreender as necessidades que os sistemas utilizados na empresa têm para garantir o bom desempenho das atividades e, assim, a performance otimizada dos colaboradores. Além disso, devem ser analisados os custos, os riscos e as vulnerabilidades da empresa e, posteriormente, os processos de segurança.

» Cultura da empresa
Assim como qualquer projeto a ser implementado na rotina de trabalho, a política  cloud first exige que os gestores incentivem os colaboradores a priorizarem as ferramentas que fazem uso da nuvem. Os treinamentos devem ser feitos com todo o time, de forma a adaptar a cultura organizacional às novas ferramentas hospedadas na nuvem.

» Parceiros de negócios
A implementação dos recursos em nuvem requer atenção e muito conhecimento avançado nos processos de cloud computing. Contar com parceiros de negócios que conhecem de cada assunto a ser tratado no processo de migração para a nuvem facilitará o trabalho do gestor e a rotina de adaptação. Além disso, a contratação de equipes especializadas e fornecedores de serviço com qualidade e reconhecimento no mercado garante a segurança no processo.

Vantagens da cloud computing para os negócios

Uma empresa fundamentada em estratégias cloud first estará adequada a muitas necessidades do mercado. Tecnologias, sistemas e atividades realizadas dentro do ambiente virtual e hospedados na nuvem tornam os trabalhos mais dinâmicos e produtivos.

Isso porque as soluções em nuvem trazem mais agilidade e segurança aos processos, com rápido acesso aos documentos e arquivos necessários, sistemas rodando com velocidade, constância e segurança reforçada dos dados.

Essas, porém, não são as únicas vantagens que uma empresa tem ao adotar a estratégia de cloud first. Confira alguns dos principais benefícios:

» Escalabilidade: uma das grandes vantagens da nuvem como um todo é a escalabilidade em soluções adequadas às necessidades específicas do momento.

» Custo-benefício: utilizar serviços de cloud computing gera economia. Na maioria das vezes essas soluções não necessitam de estrutura física própria dentro do negócio.

» Produtividade: ao alocar os serviços na nuvem de maneira automatizada, a empresa pode direcionar as atividades dos colaboradores para demandas mais estratégicas.

Contar com parceiros de negócios com soluções eficientes e confiáveis é algo indispensável na hora de estruturar uma estratégia de cloud first. No caso dos data centers, falamos de estruturas de TI capazes de gerenciar dados de servidores e provedores de serviços de cloud computing.

Nesse cenário, a SC Clouds desenvolve soluções adequadas às necessidades dos parceiros e clientes, atendendo demandas de data centers e serviços especializados no suporte às estratégias de priorização dos recursos em nuvem. É a parceria certa para seu provedor ofertar soluções alinhadas às mais atuais demandas de mercado.

Entre em contato agora e encontre as soluções que seu cliente precisa.

Continue lendo

Fale com um especialista

Especialistas em provedores de Edge e Cloud Computing