Protocolo S3: por que provedores devem ofertar esse serviço?

16 de outubro de 2023

Seja no uso pessoal ou corporativo, a tecnologia se faz cada vez mais presente, bem como aumentam, em volume e intensidade, as tarefas que podemos executar online. Diante disso, uma coisa é fato. Ao mesmo tempo em que se avolumam as operações virtuais, cresce o número de dados a tratar e armazenar, com soluções como o Protocolo S3.

O estudo Worldwide Global DataSphere Forecast, 2020-2024 dá uma dimensão bem prática desse movimento, apontando que, até 2024, devem ser criados 143 zettabytes de dados. Para entender o quanto o número é expressivo, basta dizer que cada zettabyte corresponde a impressionantes um trilhão de gigabytes.

Por isso, os dados são considerados o novo petróleo e provedores capazes de entregar soluções eficientes em gerenciar esse conjunto tão volumoso de informações vão dominar o mercado. Um excelente aliado nessa direção é o Protocolo S3, um sistema de armazenamento de arquivos com alto desempenho e excelente custo-benefício. Siga a leitura para entender como isso ocorre na prática.

Gerenciamento de dados: o que é e quais os tipos mais comuns?

Até aqui já está claro que é impossível ignorar o tratamento e armazenamento de informações como um pilar fundamental da política de TI de qualquer negócio inteligente e competitivo. Gerenciar dados com eficiência é crucial, inclusive, para a segurança das informações sensíveis e sigilosas geradas na rotina de qualquer corporação.

Portanto, é indispensável que os gestores de TI criem uma boa arquitetura de dados, com sistemas robustos e seguros de armazenamento, gerenciamento e processamento das informações. Isso embasa a empresa na direção das decisões assertivas nos negócios.

E agora cabe sinalizar algo muito importante. Com a adoção crescente do open source gerenciado, os provedores é que devem se encarregar dos bons projetos e ferramentas de gerenciamento e compartilhamento de dados para realizar esse ciclo positivo.

» Os quatro principais modelos armazenamento de dados

Algo que se torna possível dominando diferentes padrões e soluções voltadas ao gerenciamento de dados, cada qual com funcionalidades específicas que se encaixam de maneira diferente para a realidade de cada empresa. O comum é que sempre haverá um servidor físico, com acessos às informações armazenadas gerados a partir de credenciais que o próprio gestor define. Partindo dessa premissa, vamos tratar das metodologias altamente reconhecidas,

  1. Armazenamento em nuvem

Essa linha de abordagem se caracteriza pela disponibilidade remota dos arquivos que estão hospedados online. Isso significa que os dados são armazenados, processados e gerenciados em servidores na nuvem e os usuários podem acessá-los por meio da internet. É uma metodologia com grande potencial de escalabilidade e flexibilidade, permitindo a fácil adaptação às demandas de cada cliente do provedor.

  1. Armazenamento por servidores

Nesse modelo, o usuário conta com uma estrutura mais robusta, com servidores instalados no espaço físico do cliente, ou em um local definido pelo provedor dos serviços. Quando há um servidor in loco, é de responsabilidade do usuário manter a infraestrutura e, por isso, a escalabilidade depende de modificações no hardware. Para servidores fornecidos pelos provedores, o acesso pode ser feito de maneira remota, de forma semelhante ao armazenamento em nuvem.

  1. Armazenamento de arquivos

Essa é a chamada gestão hierárquica dos dados, bastante semelhante ao sistemas de pastas comuns de computadores. Neste modelo, um nível de acesso depende do outro, como se as informações fossem organizadas por camadas. A arquitetura dessa estrutura de armazenamento é feita de maneira horizontal, com a adição de novas pastas ocorrendo de acordo com a necessidade.

  1. Armazenamento de objetos

O armazenamento de objetos lida com dados não estruturados, ou seja, que não são tratados em bloco, sendo, por isso, chamados de objetos. Nesse modelo, cada dado possui nomenclatura e metadados próprios, além de uma identificação única e exclusiva. É uma singularidade que facilita a estrutura de gestão e permite fácil acesso e recuperação.

As perspectivas do Protocolo S3

O Protocolo S3, ou AWS S3 (simple storage service – armazenamento simples de nuvem) é um modelo de armazenamento de objetos em buckets. Dentro desses recipientes, como podemos chamar, os dados são visualizados, processados, organizados e, se necessário, deletados. Ao final de cada processamento de dados, o usuário pode excluir o bucket e criar um novo para que seja feita a gestão de diferentes informações.

É uma metodologia de funcionamento bastante intuitivo, com funcionalidades claras e de fácil acesso, e que também assegura a privacidade das informações, pela concessão de acesso conforme credenciais definidas pelo gestor da conta. Escalabilidade, disponibilidade de dados, segurança e performance de alto nível são pontos altos do Protocolo S3. Isso sem contar o preço competitivo que o torna uma opção com excelente custo-benefício.

Pensando nos contextos em que o uso desse modelo é mais indicado, podemos mencionar:

  1. Armazenamento de grandes volumes de dados;
  2. Base para sites estáticos;
  3. Redundância de dados em regiões diferentes;
  4. Arquivos de backups para segurança;
  5. Arquivos para desenvolvimento web.

 

Se o seu provedor de soluções em TI ainda está por fora do potencial dessa metodologia, a equipe da SC Clouds está pronta para auxiliar. Com profissionais qualificados e soluções que agregam diferencial competitivo ao negócio  dos provedores, temos tudo que sua empresa precisa para fazer do Protocolo S3 uma ferramenta para qualificar atuação e conquistar clientes.

Clique aqui para conversar com nossos especialistas agora mesmo.

Continue lendo

Fale com um especialista

Especialistas em provedores de Edge e Cloud Computing