Secondary Storage

Conteúdo da documentação

Abrir tabela de conteúdo

Secondary Storage

Os itens no armazenamento secundário estão disponíveis para todos os hosts que estão no mesmo nível hierárquico desse storage, que é definido por zona. Esse tipo de armazenamento é utilizado para armazenar:

  • Templates: Imagens de sistemas operacionais que podem ser usadas para inicializar instâncias e podem incluir informações de configuração adicionais, como aplicativos instalados.
  • ISOs: Imagens de disco contendo dados ou mídia inicializável para sistemas operacionais.
  • Snapshots: Cópias salvas de dados de alguma VM (tanto da VM inteira quanto de volumes em específico) que podem ser usadas para recuperação de dados ou para criar novos modelos.

Cada zona tem ao menos um armazenamento secundário que por sua vez é compartilhado entre todos os pontos de entrega nesta zona. O CloudStack oferece a funcionalidade de automaticamente replicar o armazenamento secundário através das zonas de modo que haja tolerância a falha. O ACS também foi projetado para funcionar com qualquer sistema de armazenamento secundário escalável. O único requisito é que o sistema de armazenamento secundário suporte o protocolo NFS.

O CloudStack fornece plugins que permitem o armazenamento de objetos do OpenStack Object Storage swift.openstack.org e do Amazon Simple Storage Service (S3). Ao usar um desses plugins de armazenamento, é necessário configurar o armazenamento Swift ou S3 para todo o CloudStack e, em seguida, configurar um NFS Secondary Storage em cada zona. Um armazenamento NFS deve ser mantido em cada zona, pois a maioria dos virtualizadores não é capaz de montar diretamente um armazenamento do tipo S3. Este armazenamento NFS atua em cada zona como uma área de preparação pela qual todos os templates e outros dados do secondary storage passam antes de serem encaminhados para o Swift ou S3. O armazenamento de objetos de apoio atua como um recurso em toda a nuvem, disponibilizando templates e outros dados para qualquer zona na nuvem.