Ceph – Introdução

Conteúdo da documentação

Abrir tabela de conteúdo

Ceph – Introdução

Ceph é um sistema de armazenamento definido por software open-source, criado por Sage Weil em 2007 em sua tese de doutorado. O sistema Ceph visa disponibilizar armazenamento distribuído com alta escalabilidade, confiabilidade e desempenho, sem a necessidade de hardware ou sistemas de rede especializados.

Sistemas Ceph possuem funções de autogerenciamento e recuperação para automatizar o gerenciamento dos dados, como distribuição, redistribuição e replicação dos dados, assim como detecção e recuperação de falhas. O sistema não possui um ponto único de falha, uma vez que os dados são distribuídos e gerenciados por agentes autônomos.

O Ceph possui interfaces que suportam três tipos de modos de dados, chamados de gateways, podendo ser arquivos, blocos ou objetos. De forma breve, o armazenamento usando arquivos armazena e organiza os dados em uma hierarquia de arquivos em diretórios. O armazenamento de blocos é utilizado para entregar blocos de armazenamento via rede através do protocolo RBD.O armazenamento de objetos armazena os dados como uma unidade denominada objeto e adiciona um identificador único que localiza cada objeto na estrutura de dados, sendo tal identificador salvo em um serviço de metadados, que também pode armazenar informações como data de criação do objeto e permissões de acesso implementando, assim, o padrão S3.

Aqui é importante ressaltar que os gateways do Ceph emulam essas três formas de armazenamento, porém, internamente, o Ceph sempre armazena os dados no formato de objetos.